Europeus pedem para UE exigir padrões seguros após Operação da PF

Valor

... atualmente os mesmos padrões sanitários que a Europa.

Os segmentos mais protecionistas da agricultura europeia não perderam tempo para aproveitar a Operação Carne Fraca e influenciar nas negociações do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia, que terão uma nova rodada de amanhã até o dia 24, em Buenos Aires. A poderosa Copa-Cogea, que representa produtores europeus, divulgou comunicado no qual manifesta “preocupações de segurança sanitária” em relação ao Brasil. Para a entidade, o escândalo mostra a importância de se assegurar que as importações da UE respeitem os padrões sanitários definidos pelo bloco e que a rastreabilidade dos produtos seja respeitada.

“Precisamos de acordos justos e equilibrados em qualquer negociação comercial”, diz, no comunicado, o secretário-geral da entidade, Pekka Pesonen. “Temos alguns dos mais altos padrões de segurança alimentar e bem-estar animal no mundo, nos quais as importações para a UE devem se enquadrar, do contrário nossos padrões de segurança estarão comprometidos”, afirma. A Copa-Cogeca lembra que, em carta que enviou à Comissão Europeia sobre as negociações UE-Mercosul, insistiu para que os padrões europeus sejam respeitados, que o Mercosul assegure a rastreabilidade individual do gado e que seja respeitada a proibição do uso de farinha de carnes e ossos na produção de frango no bloco do Cone Sul. A entidade europeia insiste que o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que formam o Mercosul, não têm atualmente os mesmos padrões sanitários que a Europa. E usa como exemplo a Operação Carne Fraca, na qual mais de 30 fiscais agropecuários e executivos e funcionários de frigoríficos foram presos pela Polícia Federal.



Data da Notícia: 20/03/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.