EUA podem se declarar livre do surto diz OIE de gripe aviária

Valor Econômico

Em relatório divulgado em meados de novembro, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que os Estados Unidos já podem se auto-declarar livres do vírus H5N2 da gripe aviária, que é altamente patogênico. Segundo a OIE, os americanos não registram casos do vírus há mais de cinco meses em frangos e há três meses em pássaros selvagens.

Relatado inicialmente em dezembro de 2014, o surto do vírus da gripe aviária nos EUA atingiu 15 Estados do país, provocando uma série de embargos contra a carne de frango americana e beneficiando países como o Brasil, que ganharam participação de mercado nas exportações para países anteriormente abastecidos pela carne dos EUA. No relatório de 18 de outubro, a OIE considera que o surto nos EUA está “resolvido”. No entanto, as medidas de controle e vigilância que foram reforçadas pelos EUA diante dos casos da doença devem continuar, de acordo com a instituição. A OIE não cita em seu relatório, mas o inverno, que se inicia em meados de dezembro no Hemisfério Norte, é considerado o período mais crítico para a disseminação do vírus da gripe aviária.



Data da Notícia: 01/12/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.