MAPA, adaptado pela equipe feed&food.
O Brasil poderá restabelecer as exportações aos EUA de cinco frigoríficos para produção de carne termoprocessada. A autorização foi informada na segunda-feira (25) pelas autoridades sanitárias do Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF).
Os produtos processados termicamente representam a maior parte da exportação de carne brasileira para os americanos. O Brasil possui 18 frigoríficos fornecedores dessa matéria-prima.
As cinco unidades, agora autorizadas, foram embargadas preventivamente pelo MAPA por problemas como rompimento de embalagens. A medida foi tomada com o objetivo de evitar eventual embargo total dessa exportação.
O fim do embargo de cortes in natura deverá ocorrer depois da avaliação dos norte-americanos sobre o documento enviado a eles, em resposta a questionamentos feitos por missão veterinária que esteve no Brasil no primeiro semestre deste ano. A previsão é que isso ocorra em outubro.