Estudantes participantes do Sanitarista Junior conhecem fábrica de laticínios em Biguaçu

Duas escolas municipais de Antônio Carlos, parceiras do projeto Sanitarista Junior, complementaram os conhecimentos de seus estudantes sobre cuidados sanitários em alimentos de origem animal com uma visita a uma das mais antigas fábricas de lácteos de Santa Catarina. As visitas, realizadas nos dias 22 e 24 de novembro, foram conduzidas pela médica veterinária da Cidasc Maria Aparecida Chaltein Almeida Bello e pela funcionária da Cidasc Greyce Kelly Schmitt Reitz. 

A fábrica da Papenborg – Laticínios Holandês recebeu a turma da escola Professora Verônica Guesser Pauli no dia 22 de novembro. Com ajuda das funcionárias da fábrica Fabrícia Guesser Conrat e Sandra Guesser, bem como da supervisora de produção Jaqueline Severino Coelho, o grupo recebeu orientações técnicas sobre todo o processo, desde a chegada do leite no laticínio. Os visitantes mirins conheceram todas as etapas de fabricação de derivados do leite e como é feito o armazenamento dos produtos prontos. 

No dia 24, os alunos da escola Cônego Dr. Raulino Reitz foram recepcionados pelas funcionárias Lucide Maria S. Kreef e Júlia Back Schmitt, além da supervisora Jaqueline. Eles também observaram cada setor da fábrica e ouviram as explicações sobre os cuidados sanitários ao longo da linha de produção. 

A família Papenborg produz leite e derivados há 60 anos e a fábrica foi a primeira do setor lácteo inscrita no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de Santa Catarina. Neste ano, recebeu da Cidasc o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A empresa, conhecida pela qualidade dos produtos com a marca Holandês, é também uma tradicional parceira do projeto Sanitarista Junior. 

Frequentemente, ela recebe estudantes para que compreendam na prática o cuidado com a sanidade animal e com boas práticas de fabricação, que resultam em alimentos seguros para o consumo. Tanto as atividades lúdicas que o projeto da Cidasc desenvolve em sala de aula quanto este tipo de visita contribuem para formar uma nova geração mais consciente sobre o tema, que é também uma questão de saúde pública. 

As escolas que quiserem aderir ao Sanitarista Junior e fazer parte deste projeto interdisciplinar, podem manifestar interesse escrevendo para fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Fonte: CIDASC

Data da Notícia: 01/12/2023
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.