Estabelecimentos avícolas de reprodução registrados no MAPA

AviSite

Informações disponíveis no site do Ministério da Agricultura e atualizadas em outubro de 2015 apontam estarem registrados no órgão 1.750 estabelecimentos avícolas dedicados à reprodução nas áreas de frangos, ovos e perus (demais registros – envolvendo cerca de 280 estabelecimentos – referem-se especificamente aos avestruzes).

No topo da pirâmide (inversa), em maior número, se encontram os estabelecimentos matrizeiros, ou seja, aqueles dedicados à produção de aves comerciais – pintos de um dia para corte ou postura e peruzinhos. São, ao todo, 1.244 granjas matrizeiras dedicadas à produção de ovos férteis, outras 162 voltadas à recria das matrizes e 235 incubatórios matrizeiros. Correspondem a, praticamente, 94% do total de estabelecimentos registrados.

Na sequência, correspondendo a quase 5% do total, se encontram os estabelecimentos avoseiros, isto é, os produtores de matrizes. Somam 86 estabelecimentos – 39 granjas produtoras de ovos férteis, 22 granjas de recria de avós e 25 incubatórios que atendem especificamente o setor.

Na terceira camada, com pouco mais de 1% do total, se encontram os estabelecimentos bisavoseiros. Contam com 9 granjas produtoras de ovos férteis, duas de recria e 7 incubatórios.

A pirâmide se completa com dois incubatórios dedicados exclusivamente à incubação de ovos provenientes de linhas puras (as granjas dedicadas a essas linhas estão inclusas nas granjas bisavoseiras), dois estabelecimentos voltados à classificação, seleção e armazenamento de ovos férteis e uma granja produtora de ovos SPF – ovos férteis livres de patógenos específicos (do inglês Specific Pathogen Free, daí a sigla SPF).

Avicultura



Data da Notícia: 05/02/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.