Espaço conquistado pela avicultura brasileira no mercado mundial é atestado de qualidade, diz Ribas

O espaço conquistado pela avicultura brasileira no mercado mundial, exportando para mais de 150 países há mais de 20 anos, é um atestado de qualidade, segundo José Antonio Ribas Junior, diretor de agropecuária e sustentabilidade da JBS Seara. A declaração foi feita durante em entrevista ao AveLive, transmitido ao vivo no canal do youtube da Agroceres Multimix.

“É impossível você não ter grande qualidade, competência e vender para 150 países por mais 20 anos”, ressaltou Ribas. “Isso pra mim é um selo de qualidade da avicultura brasileira”, completou, destacando ainda que todas as grandes agroindústrias do mundo têm executivos brasileiros.

A JBS foi citada pelo Diretor da Seara como um exemplo de que o Brasil exporta competência em gestão para o mundo. Segundo ele, um gestor brasileiro se torna absolutamente diferenciado em qualquer lugar do mundo devido ao fato de as complexidades do Brasil serem, em média, maiores do que as de outros países.

“E mesmo com essas complexidades, das mais diversas ordens, a gente consegue fazer uma avicultura e suinocultura competentes, que não param de bater recordes de produção, cuidando de meio ambiente e de gente”, salientou.

Para Ribas, os brasileiros precisam se conscientizar do papel do país enquanto protagonista na produção de alimentos para o mundo. Ver os brasileiros falando do agronegócio como um italiano fala da Ferrari, ou como um suíço fala do relógio ou do chocolate, é um sonho do Executivo da Seara.

Ele lembrou na ocasião da pandemia de COVID-19, países de primeiro mundo colocaram o alimento como fator de soberania nacional na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021). ““O agro é um patrimônio de valor inestimável para o Brasil”, salientou Ribas, destacando a necessidade de acabar com a “síndrome de vira-latas” que afeta o brasileiro.

Taxas de juros

A desburocratização do acesso do agronegócio a crédito privado, com taxas de juros menores, é uma bandeira que vem sendo encampada pelo setor, segundo José Antonio Ribas Jr. O Executivo explica que o Brasil precisa de uma modernização “significativamente forte” em seu parque industrial e, para isso, a modernização da legislação brasileira é fundamental.

“O parque industrial precisa de modernização, automações, que nos permitam entrar no digital de maneira contundente”, salientou. “Então, precisamos sim de crédito, com taxa de juros compatível com o negócio, para que continuemos atuando como referência de qualidade e eficiência para o mundo”, completou.

Sustentabilidade

Entregar um planeta sustentável para as próximas gerações é um dos compromissos assumidos pelas agroindústrias brasileiras. Segundo o diretor de agropecuária e sustentabilidade da JBS Seara, o Net Zero é o primeiro grande compromisso da companhia nesse sentido.

“É uma jornada muito longa, muitas coisas ainda precisam acontecer, mas já temos muita história bonita para ser contada”, salientou. Segundo ele, a Seara já tem 40% de seus integrados utilizando energia fotovoltaica e um projeto robusto de utilização de biodigestores nas granjas suínas.

“Mudamos até a estrutura de remuneração do nosso sistema de integração, privilegiando questões de ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance)”, explicou Ribas. “Acho que nós (JBS/Seara) já acertamos a direção, sabemos exatamente como vai ser a nossa jornada, e agora precisamos acertar a velocidade”, concluiu.

O AveLive foi realizado pela primeira vez em 2017 com o objetivo de levar informações técnicas e de mercado, em primeira mão, aos atores da avicultura brasileira. A iniciativa segue a filosofia da Agroceres Multimix, que há mais de 45 anos se propõe a oferecer ao setor agropecuário muito mais que nutrição.

Fonte: AGROFLIX

Data da Notícia: 26/08/2022
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.