Entidades lançam cartilha de gestão da água na suinocultura

Em 2010 o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (Sindicarne/SC), a Embrapa Suínos e Aves, a Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEA-UFSC), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) formalizaram uma parceria para atualizar os parâmetros de consumo de água e produção de dejetos na suinocultura.

O objetivo principal desta parceria foi o estudo da gestão da água e do manejo de dejetos nas propriedades produtoras de suínos. Outra intenção foi a atualização dos valores de referência para estes parâmetros, de modo a servirem de base para o processo de atualização da Instrução Normativa (IN-11), dispositivo legal utilizado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) no licenciamento ambiental de propriedades suinícolas.

Dessa experiência bem sucedida surgiu a oportunidade de reunir os principais atores envolvidos com a produção de suínos em Santa Catarina e editar um documento que sugerisse a técnicos e produtores o que fazer para utilizar de modo sustentável a água. Esta publicação é a materialização desta convergência de interesses. De forma inédita, buscou-se concentrar em um único documento todos os itens que impactam a gestão da água. O texto enfatiza a descrição de procedimentos, aponta sugestões que interferem na gestão da água e deixa claros os prejuízos que o produtor registra quando não combate o desperdício.

São notórios os avanços dos últimos anos na relação entre suinocultura e meio ambiente. Todos concordam, no entanto, que ainda há um bom caminho a percorrer. Como fica claro no decorrer deste documento, o aprimoramento dos avanços ambientais já conquistados passa pela melhoria da gestão da água dentro da propriedade. É na água, por exemplo, que começa boa parte dos problemas relacionados aos subprodutos e resíduos da produção. É com foco neste desafio que este documento se coloca à disposição de quem vive diariamente a suinocultura. 

Faça o Download da cartilha aqui.


Assista os vídeos em:


Gestão da Água na Suinocultura



Cloração da Água na Suinocultura



Cartilha de Gestão da Água na Suinocultura



Data da Notícia: 19/12/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.