Empresa incubada na Univali/SC vence Prêmio Iberoamericano de Inovação

Avisite

A Brastax, empresa incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali, SC), comemora a conquista do 1º lugar no Prêmio Iberoamericano a la Innovación y el Emprendimiento 2013, na categoria projetos. O projeto desenvolve tecnologias sustentáveis de saneamento, inclusive, para tratamento de efluentes gerados por empresas abatedoras de frango. “O processo proposto pela Brastax inova nos métodos de saneamento, garantindo ao abatedouro a purificação do efluente e gerando economia de água, que pode ser reutilizada em processos industriais ou de higienização. Também pode gerar um subproduto, a biomassa de microalga, rica em Ômega 3 e 6 e um carotenóide antioxidante, a astaxantina, que tem a capacidade de conferir uma coloração avermelhada à carne tornando-a mais atrativa aos consumidores”, explica Lucas Marder, um dos estudantes sócios da Brastax.

A Brastax Tecnologias de Saneamento com Microalgas é uma empresa formada por quatro estudantes de Oceanografia da Univali. “A equipe surgiu a partir da vontade de todos os integrantes em aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação em um empreendimento próprio”, comenta Marder. “A princípio, operaríamos somente no cultivo de microalgas, mas sabendo da possibilidade do seu uso para saneamento de efluentes, vimos a oportunidade de trabalhar com o efluente de empresas aviárias, que são muito comuns no Estado de Santa Catarina”.

Segundo o estudante, em busca de uma inovação, a equipe analisou diversas opções e optou por uma microalga que pudesse não somente realizar o saneamento do efluente, mas também produzir algo a ser utilizado pelos próprios abatedouros. “Dessa forma, optamos por uma microalga que, além de realizar o saneamento do efluente, também pode servir como um aditivo natural para a alimentação de novos frangos”.

De acordo com os sócios, a Brastax atualmente está aprimorando o domínio da técnica, trabalhando no desenvolvimento dos processos necessários para concretização dos objetivos propostos.

“Especificamente no projeto, concluímos a etapa de cultivo da microalga em efluente e estamos operando o protótipo do sistema de produção de microalgas desenvolvido pela equipe”, revela Marder. “Os testes da adição da biomassa de microalga na alimentação de frangos serão iniciados no mês de novembro, em parceria com um frigorífico da região, o Frangos Atalanta. A empresa irá atuar junto a abatedouros de frango, com foco inicial na região Sul, onde se encontra a maior concentração do mercado, além das facilidades laboratoriais, através de parcerias com a universidade”.

Prêmios
A entrega do prêmio aconteceu no último dia 17 de outubro, no Panamá, durante a 23ª Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e Governo. O projeto também venceu, em 2012, o Prêmio Santander Universidades, na categoria Biotecnologia e Saúde. Dessa forma, a Brastax foi convidada pelo Banco Santander para representar o Brasil na premiação internacional. Com a vitória no Prêmio Iberoamericano a la Innovación y el Emprendimiento os quatro sócios da Brastax: Murilo Canova Zeschau, Ariel Rinnert, Lucas Marder e Juliana Pellizzaro foram contemplados com o valor de € 20 mil euros para aplicação no empreendimento.



Data da Notícia: 29/10/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.