Uma iniciativa no Reino Unido está transformando mais de meio milhão de toneladas de cama de aves em energia, com a Melton Renewable Energy à frente desse movimento verde.
Operando cinco instalações de biomassa, incluindo uma em Thetford, East Anglia, a empresa emprega os resíduos de aves como combustível para gerar energia suficiente para abastecer cerca de 250.000 casas anualmente.
Eddie Wilkinson, CEO da Melton Renewable Energy, destaca a eficiência do processo, que resulta na produção de aproximadamente 750.000 megawatts-hora por ano. Em comparação com a alternativa de utilizar uma turbina a gás, que tem uma pegada de carbono significativamente maior, o uso de biomassa apresenta apenas 120 g de carbono por kw hora.
“A nossa abordagem não só oferece uma solução de baixo carbono para a geração de energia, mas também resolve um problema ambiental significativo relacionado com o descarte de resíduos de aves”, explica Wilkinson. Além do mais, a empresa foca em soluções que não exigem o desmatamento, utilizando resíduos agrícolas como matéria-prima.