Em São Paulo, frango vivo obtém terceira alta do semestre

AviSite

Ontem, 2, às vésperas de completarem-se sete semanas de total estabilidade de preço, o frango vivo disponibilizado no interior paulista obteve ajuste de cinco centavos, sendo negociado por R$2,75/kg.

Esse foi o terceiro reajuste do corrente semestre, correspondendo a um incremento de 5,77% sobre o valor vigente em 1º de julho. Mas essa variação, embora significativa, tem valor mínimo. Pois o preço médio alcançado pelo frango vivo entre o início do ano e ontem (pouco mais de oito meses) se encontra menos de 4% acima da média do mesmo período de 2014. Ou seja: em valores reais (isto é, considerada a inflação acumulada nos últimos 12 meses), os ganhos continuam negativos.

Até certo ponto inesperado (na véspera o mercado permanecia calmo), o ajuste desta quarta-feira podia ser aguardado em função do comportamento do frango abatido. É que, no atacado da cidade de São Paulo, os preços do produto vinham em firme recuperação desde a última semana de agosto – quando o normal é essa recuperação ocorrer somente nos primeiros dias de um novo mês.

Assim, por exemplo, enquanto nos 10 últimos dias úteis de cada mês do trimestre maio-julho o frango abatido registrou recuos de preço que variaram de um mínimo de 3% a um máximo de 8%, em agosto passado esses mesmos 10 últimos dias úteis acumularam incremento próximo de 8,5%. E apenas nos dois primeiros dias de setembro o ajuste acumulado (base: frango resfriado) aproximou-se de 3%, fazendo com que o frango abatido alcance, no momento, sua melhor cotação de 2015.

Foi o que deu (e continua dando) sustentação para o reajuste da ave viva. Ou seja: os novos ajustes que vierem já não serão tão inesperados.

Frango vivo



Data da Notícia: 03/09/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.