AviSite
Afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Sul do País e ocasionaram o fechamento de portos, os embarques diários de carne de frango in natura de outubro passado retrocederam ao segundo menor nível de 2015, só ficando acima dos embarques de janeiro.
Porém, considerados os percalços enfrentados, o resultado alcançado não foi de todo ruim, pois, praticamente, repetiu-se o volume diário registrado em outubro do ano passado.
A diferença, neste caso, foi mínima, os embarques de 2015 caindo 0,9%, o que significou 126 toneladas/dia a menos que um ano antes. Então, por quê no cômputo do total mensal os embarques deste último outubro recuaram quase 10% em relação ao mesmo mês do ano passado?
Simples: porque outubro de 2015 teve dois dias úteis a menos que o mesmo mês do ano passado, o que faz grande diferença.
Sob esse aspecto, aliás, os 10 primeiros meses de 2015 tiveram um dia útil a mais que idêntico período de 2014. Ou, especificamente, 210 contra 209 – diferença de menos de meio por cento. Ainda assim, os embarques deste ano cresceram perto de 5%, índice que dá melhor ideia do dinamismo das exportações de carne de frango no corrente exercício.