AviSite
Em junho o preço médio dos ovos ao produtor atingiu valor recorde na média diária e mensal. Em meados de junho a caixa de ovos atingiu valor recorde de R$91,00 no preço médio diário. E, com os altos valores recebidos no decorrer do mês, o preço médio mensal também alcançou novo recorde. Com isso, a dúzia de ovos no mercado paulista obteve aumentos de 19,3% no mês e de 50% em doze meses.
No varejo paulistano a dúzia de ovos também alcançou valor recorde, mas os índices foram bem inferiores aos alcançados na granja: evolução mensal de 11% e, de 23,2% em doze meses.
Com o maior índice de variação alcançado na comercialização do produto na granja, em junho o produtor de ovos obteve a melhor participação do ano ou, dos últimos dezesseis meses, atingindo 45,8%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o incremento foi de 8,3 pontos percentuais pois lá, a participação era de 37,5%.
Importante salientar que o presente levantamento não considera o grande aumento verificado no custo de produção: o milho aumentou mais de 92% em doze meses, o farelo de soja quase 56%. Ou seja, o índice de aumento verificado na comercialização do ovos na granja - no mesmo período - não tem nada de excepcional.