AviSite
Segundo a Jox Assessoria Agropecuária, a última semana cheia de agosto está encerrando com disponibilidades e ofertas significativas de ovos. O mercado permanece instável, mas, pelo menos, o preço da caixa de ovos no atacado de São Paulo se manteve cotado a R$57,00 nesta última quinta-feira do mês.
Pesquisa semanal realizada pela Fundação Procon-SP - órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em convênio com o Dieese – informa que o preço médio da dúzia de ovos aumentou 0,6% na semana e 6,5% sobre a mesma semana do ano anterior. No mês, o aumento anual equivale a 4,8% e, no acumulado do ano, 1,9%.
Para o produtor de ovos o mês está sendo bem melhor do que no ano passado. Embora tenha perdido quase 9% de valor na semana, o aumento é de 27,5% e 18,6% em relação à mesma semana e mês do ano passado, respectivamente. No acumulado do ano a variação ainda é inferior a 1%.
Com os melhores preços alcançados pelo produto na granja, a participação do produtor é bem melhor que 2014. Lá, na semana, a participação do produto sobre o varejo era de, somente, 30,2% e, no mês, de 34,2%. Agora, equivale a 36,1% e 38,7%, respectivamente. Mas, no acumulado do ano, a representatividade ainda é bem próxima: 38,5% e 38,2%, ano passado e neste ano, respectivamente.