Em agosto, Índice de Preços dos Alimentos da FAO recuou pelo quinto mês consecutivo

AviSite

Em agosto, nas palavras da FAO, “o barômetro dos preços mundiais das commodities alimentares caiu pelo quinto mês consecutivo”, devido – cita o órgão da ONU – à queda de cotação da maioria dos itens de referência.

A realidade, porém, é que em relação ao mês anterior recuaram os preços dos cinco grupos de commodities acompanhados pela FAO: gorduras vegetais, queda de 3,26%; açúcar, de 2,13%; lácteos, de 2,03%; carnes, de 1,48% e cereais, de 1,39%. Daí o Índice Geral (FFPI, na sigla em inglês) ter recuado perto de 2% de julho para agosto, retrocedendo a nível pouco superior ao registrado em janeiro deste ano, ou seja, antes da deflagração da guerra no Leste europeu.

Já em relação a agosto de 2021 apenas gorduras vegetais e açúcar apresentam redução de preço neste ano. O açúcar, de 2,13%; as gorduras vegetais, de 3,26%. Na direção oposta, o maior aumento anual (23,53%) é dos laticínios. Os cereais registram aumento de 11,37% e as carnes, de 8,18%.

No tocante aos dois segmentos que mais interessam à produção animal – carnes e cereais – a FAO observa que o retrocesso de preço dos cereais deveu-se, quase exclusivamente, ao trigo. Assim, por exemplo, os preços mundiais do milho firmaram-se ligeiramente, subindo 1. 5%, influenciados em grande parte pela perspectiva de queda de produção na União Europeia e nos EUA. Teria subido mais em agosto não fosse a retomada das exportações por parte da Ucrânia.

Por sua vez, o recuo de preços das carnes (recorde histórico em julho passado, mas agora retrocedendo a valores pouco superiores aos de abril) foi determinado sobretudo pela carne de frango, devido à queda de demanda no mercado internacional, mas também – e pelo mesmo motivo – à carne bovina. Ou, seja, a carne suína foi exceção do mês.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 05/09/2022