MB Comunicação
O 11º Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura), que acontece de 16 a 19 de agosto, em Florianópolis, apresenta em seu primeiro painel o tema “Impacto do manejo de ovos na mortalidade de primeira semana de pintinhos”, com os palestrantes Sergio Rodrigues e Eduardo Costa, dia 17 de agosto, às 10 horas.
Eduardo Costa, especialista em incubação, analisa que todo o investimento na seleção de aves de alto potencial genético deve ser acompanhado da exposição destes animais a corretas práticas de manejo, como um ambiente com controle de ventilação (temperatura e qualidade do ar), terem acesso a água limpa e fresca, ração de alta qualidade, correto programa de vacinação, etc.
Porém, o especialista alerta que todas as boas práticas de manejo podem não ter o efeito desejado se não forem entregues nas granjas pintos com alto padrão de qualidade, especialmente quando tratamos de mercados livres de antibiótico, em que qualquer falha nos processos do incubatório pode custar caro no resultado final do lote.
“Tendo em mente que um ovo fértil é tão vivo quanto um pintinho, não há como falar em qualidade de pintos sem comentar sobre a qualidade dos ovos. Isso porque a qualidade das aves produzidas inicia-se com a qualidade da matéria prima: o ovo fértil”, expõe o palestrante.
Natural de Brasília, Costa recebeu o título de médico veterinário pela Uniplac (Universidade do Planalto Central) e o título de especialista em ciências aviárias pela Universidade Federal de Uberlândia. Trabalhou por quase 10 anos na Asa Alimentos S/A. Em 2011 se juntou a equipe de assistência da Cobb-Vantress Brasil e, hoje, faz parte do suporte técnico mundial como especialista de incubatório, atuando principalmente na América do Sul, Oriente Médio e continente africano.
SOBRE O 11º SIMPÓSIO
O 11º Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura) será realizado de 16 a 19 de agosto de 2016, no Oceania Park Hotel & Convention Center, localizado em Ingleses, Florianópolis. Com 15 palestras de alto nível científico, o simpósio reunirá cerca de 500 profissionais e empresários do setor, consolidando-se como referência para a indústria avícola brasileira.
O presidente da ACAV, José Antônio Ribas Júnior realça que o Simpósio terá foco nos temas de maior relevância na atualidade para a cadeia da avicultura industrial e inovações que surgiram no Brasil e no mundo. “O Simpósio é referência nacional em difusão tecnológica, integração setorial, proposição e formulação de políticas segmentadas”, aponta.
O vice-presidente da Divisão de Equipamentos da ACAV e coordenador geral Bento Zanoni destacou que as principais palestras da programação têm tradicionalmente como tema central as áreas de “incubação, matrizes de corte e nutrição”.