Desempenho exportador das carnes nas quatro primeiras semanas do mês de maio

a quarta semana de maio as exportações das carnes suína e de frango mostraram recuperação em relação ao acumulado até a terceira semana, gerando melhoras nos resultados acumulados no decorrer do mês (17 de um total de 21 dias úteis).

Assim, pela média diária, a carne suína, que havia fechado as três primeiras semanas do mês com uma redução anual de 4,5% no volume até então embarcado, agora registra aumento próximo de 6%. E o incremento na carne de frango, de menos de 12%, sobe agora para pouco mais de 14%. Ou seja: só a carne bovina permanece, aproximadamente, no mesmo (excelente) patamar anterior, registrando incremento de 37% sobre maio de 2023.

Infelizmente, os incrementos registrados continuam não atingindo os preços. Carnes bovina e suína permanecem com preços mais de 11% inferiores aos de um ano atrás, enquanto a redução de preço da carne de frango se encontra em 9,28%.

Isto, naturalmente, irá se refletir na receita mensal, pois, além dos preços menores, o mês tem um dia útil a menos que maio do ano passado. Assim, a tendência é a de queda na receita cambial da carne suína, de estabilidade na da carne de frango e de aumento, apenas, na da carne bovina.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 28/05/2024