Desempenho exportador das carnes em novembro de 2022

Embora apresentando resultados mais modestos que os alcançados na primeira metade do mês, as carnes fecharam novembro todas no azul. Em termos de volume e de preço e, por decorrência, de receita cambial.

Como há um bom tempo, o melhor resultado foi o da carne bovina, cujos embarques aumentaram mais de 83% em relação a novembro de 2021, ficando próximos das 250 mil toneladas. A carne suína recuperou-se do fraco desempenho de um ano atrás e, com aumento de 20,88%, embarcou quase 85 mil toneladas. Em valores relativos, o mais fraco desempenho foi o da carne de frango: com incremento de 13,34%, o volume embarcado somou perto de 347 mil toneladas.

Situação inversa foi observada no tocante à evolução relativa dos preços, pois o melhor desempenho – aumento de quase 16% em relação a novembro do ano passado – foi o da carne de frango. De toda forma, o índice de incremento da carne suína ficou muito próximo, evoluindo 13,37%. Já o preço médio da carne bovina valorizou-se 5,99%.

A despeito da baixa valorização, foi a carne bovina que permaneceu com o melhor incremento de receita: 94,35% de aumento e um faturamento que correspondeu a 45% da receita total das carnes. Porém, a carne de frango não ficou muito longe, já que sua receita representou 42% do total, aumentando 31,21% em relação ao mesmo mês de 2021. Completando os restantes 13% do total, a receita da carne suína aumentou 37%.

Fonte: SUISITE O PORTAL DA SUINOCULTURA

Data da Notícia: 02/12/2022