Ao contrário do esperado, no decorrer da semana passada (49ª semana de 2021, 05 a 11 de dezembro) o mercado suíno apresentou movimentação decepcionante que deixou o ambiente de negócios fragilizado em todos os setores de comercialização.
Com isso, o preço médio diário sofreu dois impactos negativos que derrubaram expressivamente as cotações, significando queda de 14% entre o valor de abertura e encerramento da semana. O preço médio semanal atingiu valor de R$135,50, equivalendo a quedas de 7,5% e 4,9% sobre a semana imediatamente anterior e mesmo período do ano passado, respectivamente.
No acumulado de dezembro a cotação média se encontra em R$139,38, equivalendo a índice positivo de 2,9% sobre o preço médio mensal de novembro último, enquanto na comparação com dezembro do ano passado aponta queda de 2,4%.
A semana atual (50ª semana, 12 a 18 de dezembro) inicia apresentando mercado bem fragilizado e à espera de maior movimentação que mude o atual cenário de debilidade. Faltando pouco mais de 10 dias para as festas natalinas, o comércio varejista ainda não apresentou o crescimento esperado e, se não evoluir, os preços podem sofrer novas baixas.