Na semana passada (51ª semana, 13 a 19 de dezembro) a baixa movimentação no consumo varejista, a passagem da primeira para a segunda quinzena e os excedentes em todos os elos da cadeia de negociação trouxeram dificuldades para os produtores de ovos. Mesmo assim, conseguiram passar o período sofrendo apenas uma baixa de preço nos negócios realizados com ovos brancos, significando queda de 2,2% no preço médio semanal.
O preço médio acumulado em dezembro, por sua vez, apresenta índices positivos na casa dos 3,8% e 18,6% sobre os alcançados no decorrer de novembro último e dezembro do ano passado, respectivamente.
A semana atual (52ª semana, 20 a 26 de dezembro) traz consigo o período das festividades de Natal que esse ano tende a ser um pouco diferente, sem as grandes reuniões em família. Mesmo assim, a tradicional festa religiosa deve ser celebrada em cada família e a expectativa é de que ocorra uma corrida de última hora em preparação para esse momento. E isso pode favorecer um consumo mais volumoso de ovos. É possível que neste ano atípico o período do terceiro decêndio caminhe de maneira diferente da verificada no ano passado.