Desempenho do ovo em fevereiro de 2015

AviSite

Se não é inédito é, pelo menos, raro. Pois não há registro recente de valorização do ovo como a registrada em fevereiro de 2015: incremento de 22% em relação ao mesmo mês do ano passado; e de 55% (!) sobre o mês anterior.

Mas... devagar com o andor: que não hajam conclusões apressadas. Pois tal valorização sequer repõe o que o setor perdeu entre maio e setembro de 2014, período em que o ovo sofreu desvalorização de mais de 40%. E isto, somado a novas quedas ocorridas em novembro de 2014 e em janeiro de 2015, faz com que o produto continue com remuneração inferior às alcançadas em março e abril do ano passado.

Mesmo assim não há como negar que a reação registrada – iniciada, na verdade, na primeira quinzena de janeiro – surpreendeu. Porque, em essência, permitiu que em pouco mais de 30 dias os preços mais do que dobrassem (a variação entre 9 de janeiro e 14 de fevereiro aproximou-se de 120%). Efeito da pronta ação dos produtores, descartando em massa poedeiras mais velhas e/ou com baixa produtividade.

Infelizmente, a forte desaceleração da economia impediu que os preços alcançados em meados do mês se mantivessem até o final do período. Depois de alcançarem o mesmo “valor pico” registrado entre março e abril do ano passado, nos últimos 9 dias de fevereiro os preços do ovo retrocederam, fechando fevereiro com variação de apenas 10% em relação ao preço inicial do mês. O mais interessante é que isso ocorreu em plena Quaresma, o que – esse sim – parece ser fato inédito.

Como resultado desse desempenho, o valor alcançado pelo ovo em fevereiro passado ficou quase 30% acima do valor médio de 2014, ou seja, apresentou resultado bem superior à média registrada entre 2001 e 2014 (14 anos), período em que o preço do ovo no mês de fevereiro situou-se, na média, 14% acima do valor médio do ano anterior.

Mas nada disso tem qualquer valor. Porque ainda que apresente pequeno ganho sobre 2014, o valor do ovo no bimestre janeiro-fevereiro de 2015 continua aquém da média alcançada em 2013. E, pelo que se saiba, de lá para cá não houve redução de custos, muito ao contrário.

 

Ovo branco



Data da Notícia: 02/03/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.