Desempenho do frango vivo em fevereiro de 2014

Avisite

A despeito de, na segunda quinzena do mês e em pouco mais de uma semana, o produto ter obtido valorização superior a 11%, em fevereiro de 2014 acentuaram-se as perdas do frango vivo em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Assim, enquanto em dezembro último a queda sobre idêntico período anterior ficou em 15,25%, subindo para 16,59% no primeiro mês de 2014, em fevereiro chegou a 18,70%.

Não só isso, pois aumentaram também as perdas em relação ao mês anterior. Dessa forma, depois de um inédito período de estabilidade em dezembro (o preço permaneceu inalterado e igual ao de novembro e, portanto, a diferença em relação ao mês anterior foi igual a zero), em janeiro observou-se queda mensal de 2,15%, índice que se elevou para 4,70% em fevereiro. E isso combinado com as reduções observadas no bimestre outubro/novembro fez com que o preço médio de fevereiro atingisse o menor nível dos últimos sete meses, ficando mais de 20% aquém do valor alcançado em setembro de 2013.

Corriqueiro em, praticamente, todo início de ano, tal desempenho poderia ser considerado normal não fosse o fato de os custos de produção terem subido substancialmente no decorrer de fevereiro, onerando sobremaneira o produtor e reduzindo o seu poder de compra em relação, especialmente, ao milho, matéria essencial na produção do frango.

Nesse cenário, a única perspectiva positiva ficou restrita ao comportamento do mercado na segunda metade do mês, caracterizado como firme pela primeira vez no ano.

À primeira vista, essa firmeza deve se estender ao mês de março corrente e pode fazer com que, pela primeira vez nos últimos quatro meses, o frango vivo volte a alcançar valores superiores aos registrados um ano atrás.

frango



Data da Notícia: 05/03/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.