Desempenho do frango (vivo e abatido) na 51ª semana de 2020, terceira de dezembro

Avicultura Industrial

Com um custo de produção pelo menos 50% maior, o frango abatido completou a terceira semana de dezembro, 51ª de 2020, negociado por valor menor que o de um ano atrás.

Em 2019, na antepenúltima semana do ano alcançou valor médio de R$4,98/kg. Desta vez, a média ficou em R$4,90/kg. Simplesmente porque, abastecido (seja por excessos na oferta ou por queda na demanda do consumidor), o mercado tornou-se calmo.

Conta-se com alguma reação nestas duas semanas finais de 2020. Porque o preço registrado no último final de semana ficou quase 14% aquém do valor registrado no último dia de negócios de novembro, fazendo com que o valor médio do mês ficasse 7,30% abaixo da média do mês anterior e menos de 7% acima do que foi registrado há um ano (isto, como já foi dito, frente a um aumento de custo de pelo menos 50%).

Sofrendo diretamente os efeitos da semi-paralisação do mercado do frango abatido, o de aves vivas também experimentou forte retração na semana, perdendo em apenas três dias de negócios (entre quarta e sexta-feira) 30 centavos (ou 6,5%) do preço que manteve por sete semanas consecutivas. Com isso, o valor médio alcançado no mês é agora inferior (-0,15%)ao de um mês atrás.

É verdade que, em relação a dezembro de 2019, o frango vivo mantém um ganho de 42,5%. O ganho, no entanto, é apenas aparente, pois decorre, muito mais, da estagnação e dos baixos preços enfrentados no final do ano passado, ocasião em que a cotação do frango vivo em pleno período de Festas retrocedeu ao menor valor dos últimos 10 meses do ano. Ou seja: o comportamento atual não chega a ser ocorrência inédita.

Frango vivo e abatido



Data da Notícia: 21/12/2020
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.