Desempenho do frango (vivo e abatido) na 19ª semana de 2022, segunda do mês de maio

AviSite

Na segunda semana de maio, entre os dias 9 e 13, ao contrário do esperado, os preços do frango abatido recuaram vertiginosamente. O esperado para o período, passado o Dia das Mães, era uma forte reposição dos estoques no varejo. Mas, opostamente, houve significativa retração na demanda e – às vésperas da virada da primeira para a segunda quinzena, os negócios efetivados (sexta-feira, 13) alcançaram valor cerca de 10% inferior ao registrado 30 dias antes, ocasião em que foram registrados os melhores valores do ano.

Na prática, pois, o frango abatido perdeu os (cerca de) 10% conquistados entre meados de março e meados de abril, retrocedendo aos mesmos valores registrados ao final da primeira quinzena de março. Só que, agora, em condições totalmente diferentes. Dois meses atrás o mercado era firme. Agora demonstra extrema fraqueza. Que tende a se acentuar nesta segunda quinzena de maio.

Se não se beneficiou inteiramente das altas do frango abatido, o frango vivo sofre agora, diretamente, os efeitos das baixas. Estáveis desde o terceiro decêndio de março (isto é, não acompanharam as elevações do frango abatido), seus preços na última semana recuaram 40 centavos e, com isso, encerraram a semana (sábado, 14) também retrocedendo à mesma cotação de 60 dias atrás.

Por ora, comparativamente, a situação do frango vivo é ligeiramente melhor que a do abatido, pois seu preço médio no mês apresenta redução de apenas 1,23% sobre o mês anterior e incremento de 21,36% sobre o mesmo mês de 2021.

Já o frango abatido, além da baixa de quase 4,5% em relação ao mês anterior, registra agora uma evolução anual (13,64%) muito próxima da inflação oficial (12,13% pelo IPCA). Tende, infelizmente, a registrar no mês evolução de preço negativa em relação à inflação.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 16/05/2022
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.