Desempenho das Unidades Federativas nas exportações de carne de frango do 1º bimestre de 2023

Embora se refiram a apenas um bimestre – o primeiro do ano – as exportações brasileiras de carne de frango já contam com a participação das mesmas 22 Unidades Federativas que participaram do processo em 2022.

Embora o volume exportado no bimestre tenha aumentado mais de 11%, oito delas ainda permanecem com resultado negativo em relação a idêntico período do ano passado. Mesmo assim, a quase totalidade delas opera com preços superiores aos de 2022.

No Espírito Santo, por exemplo, o volume exportado ficou quase 60% abaixo do registrado entre janeiro e fevereiro do ano passado. No entanto o recuo na receita é significativamente menor – de 27% – indicando preços pelo menos três quartos maiores.

Senão nos mesmos níveis, esses ganhos se repetem em outras seis UFs, as únicas exceções recaindo sobre a Bahia e o Ceará, estados em que o preço médio é inferior ao de um ano atrás, sugerindo a exportação de itens de menor valor.

No mais, o quadro exportador permanece praticamente o mesmo de meses e anos anteriores, com a Região Sul liderando, imbatível, a atividade. Responde, por ora, por cerca de 80% do volume embarcado e da receita cambial auferida, vindo a seguir o Centro-Oeste, com 12% do volume e 13% da receita.

Outros 9% ficam com o Sudeste, cabendo às Regiões Nordeste e Norte menos de 1% do volume e da receita cambial.

Fonte: AVISITE

Data da Notícia: 29/03/2023