Desempenho das carnes na 1ª semana de fevereiro

AviSite

As exportações de carnes iniciaram fevereiro apresentando resultados ainda fracos, mas já melhores que os de janeiro passado, visto que a receita média diária da primeira semana do mês apresentou variação positiva de quase 18% em relação à média do mês anterior.

Porém, quando feita a comparação com o mesmo mês de 2014, os resultados seguem negativos – 11,6% a menos que em fevereiro do ano passado. Um desempenho que tende a se manter nos próximos meses.

Por ora, o que mais contribui para essa redução é o volume, normalmente recessivo no início de todo novo exercício. Mas, desta vez, o resultado negativo vem tendo um ingrediente a mais: preço inferior ao de um ano atrás.

Assim, os preços alcançados na semana que passou, quando comparados aos de fevereiro de 2014, apresentam redução de 3,59% para a carne suína, de 5,86% para a carne bovina e de 7,43% para a carne de frango.

De toda forma, a carne de frango diferencia-se das carnes suína e bovina por ter registrado, na semana, aumento dos embarques diários – em relação tanto ao mês anterior como ao mesmo mês do ano passado.

Mantida no restante do mês a média diária da primeira semana – perto de 15,2 mil toneladas/dia – fevereiro pode ser fechado com mais de 270 mil toneladas de carne de frango in natura, volume que representa acréscimos de 10,5% e 5% sobre, respectivamente, janeiro de 2015 e fevereiro de 2014.

Notar que essa projeção leva em conta 18 dias úteis em fevereiro corrente. É que a SECEX/MDIC considera dias “não-úteis” a segunda e a terça-feira de Carnaval.



Data da Notícia: 10/02/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.