Desempenho das carnes em janeiro de 2016

AviSite

Dentro do esperado para o mês, as exportações de carnes de janeiro de 2015 não foram de todo ruins porquanto aumentaram perto de 17% em relação ao mesmo mês do ano passado. E quem puxou essa expansão foi a carne suína, com embarques quase 65% superiores. A carne de frango veio a seguir, com aumento próximo de 16%, ficando a carne bovina em terceiro, com pouco mais de 5% de incremento.

Levando em conta que o último mês de 2015 foi encerrado com o segundo melhor resultado mensal do ano que passou, era fácil prever que o primeiro resultado de 2016 deveria ser negativo. Foi o que aconteceu, o volume total decrescendo quase 20% em relação a dezembro. Mas - surpresa! - a carne suína não participou dessa baixa já que o volume embarcado aumentou 4%.

Ninguém, no entanto, escapou de novos retrocessos no preço médio. Isto, tanto em termos mensais quanto anuais. Assim, comparativamente a janeiro de 2015, o preço médio da carne suína caiu 33%, o da carne de frango 20% e o da carne bovina 11%.

Tal desempenho respingou, claro, sobre a receita cambial. Pela primeira vez em oito meses ela ficou abaixo do um bilhão de dólares, recuando mais de 26% em relação ao que foi apurado em dezembro. Já em comparação a janeiro de 2015 o retrocesso foi menor, de 5,7%, pois parcialmente neutralizado pelo maior volume embarcado.

Carnes



Data da Notícia: 02/02/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.