Custo do suíno na região Sul: em abril, suinocultores absorveram prejuízo de 7,3%

Conforme a divulgação de dados referente ao custo de criação e preço de venda do suíno vivo pela Embrapa Suínos e Aves na região Sul, os suinocultores seguiram acumulando prejuízos no mês de abril.

No mês, o preço médio de comercialização alcançou R$5,98, significando desvalorização mensal de 1,6%, enquanto apresentou incremento de 6,8% em relação a abril do ano passado. O custo de criação, por sua vez, retrocedeu para R$6,45, significando quedas de 4,9% sobre março último e de 13,1% sobre abril de 2022. De toda forma, a comparação anual perde o significado considerando a revisão e atualização dos parâmetros de custo para 2023 sem contudo, atualizar os dados anteriores.

Mesmo com a atualização, que derrubou um pouco mais o valor do custo de produção, os suinocultores seguiram absorvendo prejuízos, visto comercializarem o suíno vivo por valor 7,3% inferior ao dispendido na criação. Isso fica demonstrado no decorrer do primeiro quadrimestre, quando os preços recebidos e o custo de criação impuseram aos suinocultores um ônus produtivo de 11,7%.


Fonte: SUISITE

Data da Notícia: 30/05/2023
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.