Custo de produção do frango: o maior dos três últimos fevereiros

AviSite

Embora tenha apresentado redução em relação ao mês anterior, no último fevereiro o custo de produção do frango continuou superior aos registrados nos mesmos meses de 2013 e 2014. E o preço recebido pelo produtor não acompanhou essa evolução, muito ao contrário.

Pelo levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves, em fevereiro de 2015 houve representativa queda no custo de produção do frango. Mas o retrocesso (de 3,67%) se aplica, exclusivamente, ao mês anterior, janeiro. Porque em relação ao mesmo mês do ano passado prevalece incremento de custo da ordem de 3,71%.

Não só isso, porém: o custo de produção mais recente supera, também, aquele registrado em fevereiro de 2013. Neste caso, o incremento em dois anos fica perto de 7%, pois o custo subiu de R$2,032/kg para R$2,173/kg.

À primeira vista, nada de anormal nessa evolução, visto que ela foi inferior à inflação. O drama está no fato de a remuneração obtida pelo produtor não evoluir na mesma proporção.

Uma boa amostra disso é obtida contrapondo-se o custo registrado ao preço recebido pelo produtor no estado de São Paulo – referência de preço para o Brasil e onde o custo é muito similar ao do estado base do levantamento da Embrapa Suínos e Aves, o Paraná.

Pois o que se observa, neste caso, é que em fevereiro passado o preço recebido pelo produtor evoluiu menos de meio por cento em relação ao mesmo mês de 2014, enquanto os custos aumentaram perto de 4%. Já em comparação a dois anos antes, para um aumento de custo próximo de 7%, a remuneração obtida pelo frango vivo foi cerca de 18,5% menor.

Frango



Data da Notícia: 06/04/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.