Redação AI/SI
Após o sucesso da aclamada Chef’s Table, a Netflix lançou mais uma série documental voltada para a gastronomia. Baseada no livro homônimo do jornalista americano especializado em gastronomia, Michael Pollan, a produção contará com quatro episódios focados em elementos da natureza como base para uma narrativa sobre o desequilíbrio de cadeia alimentar no nosso cotidiano.
Com base nos quatro elementos naturais – fogo, água, terra e ar – Cooked apresenta uma análise reveladora e fascinante da evolução do significado da comida para o ser humano através da história de sua preparação e sua habilidade universal de nos conectar.
Com ênfase na necessidade fundamental humana de preparar os alimentos, a série sugere um retorno à cozinha para recuperarmos uma tradição perdida, desenvolvendo uma conexão mais profunda e significativa com os ingredientes e com as técnicas de alimentação que utilizamos.
Água, fogo, terra e ar vão retratar a importância do resgate da cozinha familiar, por vezes rústica, aliada à alimentação consciente com produtos mais naturais possíveis. Vamos conhecer um pouco do Oeste da Austrália, Índia e Peru, alguns dos destinos onde a comida é produzida de diferentes formas artesanais.
Alex Gibney, documentarista vencedor do Oscar assina a coprodução do docussérie. “Uma das coisas que gosto da série é que tem um ângulo para ser feita. Não é uma visão generalizada da evolução da gastronomia, mas sim o ponto de vista do Michael Pollan. Todos temos a lembrança de alguém cozinhando para nós. Mas acho que não sabemos como essa comida chegou até a nossa mesa”, diz.