Valor Econômico
Em extensa agenda em Brasília no dia de ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que pediu à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, o reforço do governo federal na vigilância sanitária agropecuária em portos e aeroportos paulistas com o intuito de ampliar combate à gripe aviária. No mundo, o surto do vírus já atinge mais de 40 países. O Brasil nunca registrou casos de gripe aviária.
Alckmin também pediu à ministra auxílio federal para melhorar os laboratórios de análise agropecuária mantidos pelo Estado. O governo federal repassa verbas para as unidades federativas equiparem sua estrutura de combate a doenças animais e vegetais, mas essa área sofre com um quadro histórico de contingenciamentos orçamentários.
O governador também solicitou que o ministério apoie São Paulo na buca pelo certificado de livre da peste suína clássica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O organismo internacional começou a reconhecer a partir deste ano países, Estados ou provinciais como livres da enfermidade. Em maio, Santa Catarina e Rio Grande do Sul conseguiram o status.
“A ministra tem uma ideia de que a defesa agropecuária tem que ser descentralizada e estamos em parceria com o Ministério da Agricultura, por exemplo, na manutenção do laboratório do Instituto Biológico para Defesa Agropecuária na área de suínos, que inauguramos recentemente ”, afirmou o governador após encontro com Kátia Abreu.