O intenso trabalho desenvolvido pela avicultura de postura comercial na divulgação de informações corretas sobre os benefícios proporcionados pelo consumo de ovos na alimentação humana obteve grande êxito.
Dados colhidos no mercado e, também, levantados através da ABPA (Associação Brasileira de proteína Animal) indicam que houve forte crescimento no consumo per capita de ovos nos últimos 20 anos.
Levantamento realizado em períodos de dez anos indica que, em 1987, a população brasileira consumia não mais que 109 ovos, volume que acabou retrocedendo ainda mais dez anos depois pela veiculação de informações sem embasamento técnico ou cientifico colocando o ovo como vilão da saúde humana.
Com a preocupação dos setores envolvidos em realizar ações embasadas em pesquisas cientificas demonstrando que o ovo traz inúmeros benefícios à saúde humana, aos poucos esse cenário foi mudando. E as informações sem embasamento e incorretas que chegavam ao consumidor passaram a perder força.
Assim, dez anos depois, em 2007, o consumo do produto aumentou 67%, o equivalente a 55 ovos a mais por habitante.
Nestes últimos dez anos continuou havendo avanço na divulgação dos benefícios do ovo através dos meios de comunicação e, também, trabalho intensivo para destacar o ovo como alimento de excelência a partir da semana nacional do ovo.
Com isso, neste último período o consumo atingiu 192 ovos per capita, representando 40% de aumento, o equivalente, novamente, a 55 ovos a mais por habitante. Será que depois de dez anos, em 2027, teremos o incremento de mais 55 ovos e estaremos consumindo 247 ovos per capita?
Existe espaço para maior crescimento no consumo per capita, pois, diversos países menores produtores que o Brasil consomem, atualmente, mais de 200 ovos por habitante. E o México, maior produtor latino americano detém consumo de mais de 370 ovos por habitante.
Enfim, tudo indica que o consumo per capita continuará crescendo nos próximos anos. Nesse sentido, é preciso diversificar cada vez mais a utilização do produto.