Consumo de carne suína dobra nos lares brasileiros nos últimos dois anos

Um novo relatório da empresa de dados e insights Kantar revela que a presença da carne suína in natura nas mesas dos consumidores brasileiros dobrou nos últimos dois anos. Enquanto o consumo de carne bovina caiu cerca de 4% e o frango teve um crescimento inferior a 1%, a carne suína in natura registrou um aumento de quase 5% em várias ocasiões de consumo, incluindo almoços de fim de semana, celebrações e lanches rápidos.

Segundo a pesquisa, cada ocasião de consumo possui suas próprias motivações e preferências. No entanto, a carne suína in natura foi a única opção que aumentou sua participação, indicando uma mudança significativa no mercado interno. Isso foi impulsionado por iniciativas como a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), uma campanha promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o varejo há mais de uma década.

Comparando os dados de 2021 apresentados na pesquisa, o aumento da presença da carne suína é ainda mais expressivo. A participação da carne suína na escolha dos consumidores quase dobrou, com um crescimento de 97,83% em relação a 2021. Além disso, a preferência tem sido pela versão in natura, enquanto o consumo de salsichas e linguiças tem diminuído.

Esse aumento no consumo de carne suína tem sido evidenciado nas visitas aos supermercados, especialmente durante a SNCS de 2023, que ocorre de 1 a 17 de junho. A campanha está presente nas principais redes de varejo do país, responsáveis por mais de 20% do faturamento total do varejo alimentício, e tem como objetivo sensibilizar cerca de 130 milhões de consumidores por meio de canais online e offline.

No varejo, os números confirmam essa tendência. David Buarque, gerente comercial de aves e suínos nacional do Carrefour, destaca o engajamento dos clientes na compra de carne suína, mesmo com outras opções como filé de frango e contrafilé bovino mais baratos. Ele enfatiza que as ações de incentivo durante a Semana Nacional da Carne Suína reforçam a escolha da proteína e impulsionam as vendas nesse período.

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) desempenha um papel fundamental na consolidação desse aumento no consumo. Por meio de estratégias eficientes, a associação tem promovido a carne suína in natura como uma opção frequente na alimentação dos brasileiros, estimulando a experimentação, a educação e o engajamento de todos os elos da cadeia, além de manter um diálogo aberto com os consumidores.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, expressa seu orgulho dessa conquista, que foi resultado do trabalho conjunto de toda a cadeia de valor da suinocultura, incluindo produtores, frigoríficos e varejistas.

Um novo relatório da empresa de dados e insights Kantar revela que a presença da carne suína in natura nas mesas dos consumidores brasileiros dobrou nos últimos dois anos. Enquanto o consumo de carne bovina caiu cerca de 4% e o frango teve um crescimento inferior a 1%, a carne suína in natura registrou um aumento de quase 5% em várias ocasiões de consumo, incluindo almoços de fim de semana, celebrações e lanches rápidos.

Segundo a pesquisa, cada ocasião de consumo possui suas próprias motivações e preferências. No entanto, a carne suína in natura foi a única opção que aumentou sua participação, indicando uma mudança significativa no mercado interno. Isso foi impulsionado por iniciativas como a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), uma campanha promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o varejo há mais de uma década.

Comparando os dados de 2021 apresentados na pesquisa, o aumento da presença da carne suína é ainda mais expressivo. A participação da carne suína na escolha dos consumidores quase dobrou, com um crescimento de 97,83% em relação a 2021. Além disso, a preferência tem sido pela versão in natura, enquanto o consumo de salsichas e linguiças tem diminuído.

Esse aumento no consumo de carne suína tem sido evidenciado nas visitas aos supermercados, especialmente durante a SNCS de 2023, que ocorre de 1 a 17 de junho. A campanha está presente nas principais redes de varejo do país, responsáveis por mais de 20% do faturamento total do varejo alimentício, e tem como objetivo sensibilizar cerca de 130 milhões de consumidores por meio de canais online e offline.

No varejo, os números confirmam essa tendência. David Buarque, gerente comercial de aves e suínos nacional do Carrefour, destaca o engajamento dos clientes na compra de carne suína, mesmo com outras opções como filé de frango e contrafilé bovino mais baratos. Ele enfatiza que as ações de incentivo durante a Semana Nacional da Carne Suína reforçam a escolha da proteína e impulsionam as vendas nesse período.

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) desempenha um papel fundamental na consolidação desse aumento no consumo. Por meio de estratégias eficientes, a associação tem promovido a carne suína in natura como uma opção frequente na alimentação dos brasileiros, estimulando a experimentação, a educação e o engajamento de todos os elos da cadeia, além de manter um diálogo aberto com os consumidores.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, expressa seu orgulho dessa conquista, que foi resultado do trabalho conjunto de toda a cadeia de valor da suinocultura, incluindo produtores, frigoríficos e varejistas.



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Fonte: SUINOCULTURA INDUSTRIAL

Data da Notícia: 16/06/2023
Tags: suino
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