Não restam dúvidas que a água é um fator imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico, sendo um recurso natural, estruturante e estratégico. Para isso, é necessário garantir a eficiência e a racionalidade no uso deste recurso, fazendo deste uma das linhas orientadoras das políticas de ambiente e gestão da água em Santa Catarina.
Na agricultura moderna, especificamente na pecuária intensiva, as reservas e a qualidade da água disponível para a dessedentação e manejo dos animais vêm-se apresentando como tema central de estudo e análise no decorrer dos últimos anos.
Através do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e suas Empresas Associadas, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, foi desenvolvido o “Projeto Gestão da Água na Suinocultura Catarinense”, com objetivo de viabilizar o uso eficiente da água na produção de suínos e aves no Estado de Santa Catarina. Através de projetos de pesquisa, que conta ainda com apoio do O PPGEA/UFSC, e das ações como, elaboração de cartilha, treinamento de técnicos e produtores e de vídeos educacionais, ações permitirão minimizar as perdas e otimizar o uso deste recurso, primordial para a sustentabilidade da produção.
Com a parceria da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) foi possível a produção de dois vídeos: Gestão da Água na Suinocultura e Cloração da Água na Suinocultura, que visam a difusão das boas práticas de gestão da água nas propriedades produtoras de suínos. O material foi elaborado com resultados dos projetos de pesquisa e com auxílio de um grupo de trabalho com representantes técnicos de todas as Empresas que disponibilizaram todo o conhecimento e procedimentos do seu dia a dia.
Assista aos vídeos em:
Gestão da Água na Suinocultura
Cloração da Água na Suinocultura
Cartilha de Gestão da Água na Suinocultura