Conab realiza vistoria do estoque público a partir desta semana

Globo Rural

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam a partir desta semana vistoria de armazéns com estoques públicos em 12 Estados e no Distrito Federal. Trata-se da terceira etapa de fiscalização de 2016, na qual 25 profissionais irão visitar 106 armazéns públicos e privados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Roraima, Rio Grande do Norte e Piauí. Os trabalhos prosseguem até a primeira semana de maio, informa a Conab, por meio de comunicado.

De acordo com a Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia, a expectativa da companhia para esta terceira etapa é fiscalizar 883,662 mil toneladas de grãos entre arroz, milho, feijão, café, trigo, farinha e fécula de mandioca. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados.

Outras seis rodadas estão programadas até o fim do ano. Nas duas primeiras etapas de fiscalização de 2016, foram vistoriados 1,993 milhão de toneladas de produtos em 163 armazéns localizados em 11 Estados do País. As vistorias identificaram cerca de 1,6 mil toneladas de perdas, 4.468 t de desvios, 1.307 t de produto fora de tipo e desclassificação de 660 kg de café e 30,6 toneladas de feijão.

No caso das perdas, os armazenadores têm de indenizar a Conab. Já no caso da perda de qualidade do café e do feijão, será aberta sindicância para apurar os motivos da desclassificação dos produtos. Quando é identificado algum desvio, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.



Data da Notícia: 26/04/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.