Broadcast Agro
Com as elevadas cotações da soja neste momento, parte dos produtores do sudeste de Mato Grosso já comprou mais da metade dos insumos (sementes, fertilizantes e defensivos) que deverão ser aplicados nas lavouras da safra 2018/19. O Broadcast Agro apurou ontem, junto a agricultores da região, que alguns já adquiriram a totalidade dos insumos previstos para a próxima temporada de soja 2018/19. A reportagem acompanha a Equipe 11 do Rally da Safra 2018, que percorre nesta semana o sudeste mato-grossense e o sudoeste de Goiás.
Érico Pereira, de Primavera do Leste, disse já ter comprado todos os insumos que utilizará nas plantações de soja do ciclo 2018/19 por meio de troca com revendas (ele pagará a dívida no período da colheita), aproveitando os bons preços da oleaginosa atualmente. Com isso, já vendeu antecipadamente 40% do volume de soja estimado para a próxima temporada.
Pereira também está negociando os insumos para a safrinha de milho 2019 e nos próximos dias espera fechar a compra de todo o volume de sementes, adubos e defensivos necessário para o plantio do cereal do ano que vem. Nesta mesma época do ano passado, comentou ele, só havia comprado sementes para soja.
Ademir José Piccinin, de Dom Aquino e Chapada dos Guimarães, já comprou "quase tudo" em sementes, defensivos e fertilizantes para a safra de soja 2018/19, financiado com recursos de pré-custeio. Ele salientou que falta ser comprado somente 20% do volume total de insumos, principalmente de cloreto de potássio. "Temos aproveitado o preço bom da soja", disse Piccinin. Para a safrinha do ano que vem, o produtor ainda não adquiriu insumos.
Luiz Fernando Polato, de Primavera do Leste, também comprou todo a quantidade de fertilizante necessária para suas lavouras de soja e algodão, assim como uma parte dos defensivos. Conforme o produtor, o foco agora está na comercialização do algodão. Mais para o fim do ano, devem ser adquiridos os insumos para a safrinha 2019, observou ele.
A Equipe 11 do Rally da Safra visita nesta quarta-feira lavouras da região de Rondonópolis (MT) e, no fim do dia, parte para o município de Mineiros, no sudoeste de Goiás.