Compra de insumos para soja de safra 2018/19 acelera com elevado preço do grão

Broadcast Agro

Com as elevadas cotações da soja neste momento, parte dos produtores do sudeste de Mato Grosso já comprou mais da metade dos insumos (sementes, fertilizantes e defensivos) que deverão ser aplicados nas lavouras da safra 2018/19. O Broadcast Agro apurou ontem, junto a agricultores da região, que alguns já adquiriram a totalidade dos insumos previstos para a próxima temporada de soja 2018/19. A reportagem acompanha a Equipe 11 do Rally da Safra 2018, que percorre nesta semana o sudeste mato-grossense e o sudoeste de Goiás.

Érico Pereira, de Primavera do Leste, disse já ter comprado todos os insumos que utilizará nas plantações de soja do ciclo 2018/19 por meio de troca com revendas (ele pagará a dívida no período da colheita), aproveitando os bons preços da oleaginosa atualmente. Com isso, já vendeu antecipadamente 40% do volume de soja estimado para a próxima temporada.

Pereira também está negociando os insumos para a safrinha de milho 2019 e nos próximos dias espera fechar a compra de todo o volume de sementes, adubos e defensivos necessário para o plantio do cereal do ano que vem. Nesta mesma época do ano passado, comentou ele, só havia comprado sementes para soja.

Ademir José Piccinin, de Dom Aquino e Chapada dos Guimarães, já comprou "quase tudo" em sementes, defensivos e fertilizantes para a safra de soja 2018/19, financiado com recursos de pré-custeio. Ele salientou que falta ser comprado somente 20% do volume total de insumos, principalmente de cloreto de potássio. "Temos aproveitado o preço bom da soja", disse Piccinin. Para a safrinha do ano que vem, o produtor ainda não adquiriu insumos.

Luiz Fernando Polato, de Primavera do Leste, também comprou todo a quantidade de fertilizante necessária para suas lavouras de soja e algodão, assim como uma parte dos defensivos. Conforme o produtor, o foco agora está na comercialização do algodão. Mais para o fim do ano, devem ser adquiridos os insumos para a safrinha 2019, observou ele.

A Equipe 11 do Rally da Safra visita nesta quarta-feira lavouras da região de Rondonópolis (MT) e, no fim do dia, parte para o município de Mineiros, no sudoeste de Goiás.



Data da Notícia: 01/08/2018
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.