Completados os dois primeiros decêndios de novembro, embarques de carne de frango seguem com bom desempenho

AviSite

Embora tenham sofrido ligeiro refluxo nos quatro dias úteis da terceira semana de novembro – 17.300 toneladas/dia, contra 24.198 e 17.758 toneladas/dia na primeira e segunda semanas do mês – as exportações brasileiras de carne de frango in natura mantêm-se acima da média diária registrada nos 12 meses anteriores. Assim, as pouco mais de 230,5 mil toneladas embarcadas nos 12 primeiros dias do mês (de um total de 19 dias úteis pelos padrões da SECEX/ME) corresponderam a embarques diários de 19,215 mil toneladas/dia, volume 6,11% e 18,58% superior aos registrados em outubro passado e em novembro de 2020.

Mantida essa média no restante do período, o total mensal irá alcançar volume em torno de 365 mil toneladas, o que significa que deve superar em, aproximadamente, 1% o que foi embarcado em outubro passado (362.175 toneladas) e em mais de 10% os embarques de novembro de 2020 (324.176 toneladas).

A par do maior volume, o que também segue em expansão é o preço médio alcançado pelo produto exportado. Nestes primeiros 12 dias úteis de novembro foi negociado por, em média, US$1.769,23/tonelada, resultado um terço maior (33,47%) que o de novembro de 2020.

O corolário desses desempenhos irá se manifestar, é claro, na receita cambial. E o previsto a partir dos atuais parâmetros é algo em torno dos US$645,9 milhões, 50% a mais que o obtido um ano atrás, neste mesmo mês e, historicamente, o segundo melhor resultado para um mês de novembro.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 23/11/2021