SAC
Aconteceu no dia 07 de abril, das 8 às 10 horas no Centro de Eventos de Chapecó, a terceira reunião sobre o tema: Compartimentação da Cadeia Avícola. Houve participação das agroindústrias (BRF, JBS e Cooperativa Aurora) e entidades como entidades CIDASC, ADAPAR (PR), MAPA/SFA SC, ABPA, ACAV, ACCS, NucluoVet, Sindicarne, ABCS e Secretaria da Agricultura (SC).
Chapecó é polo no setor do agronegócio. Hoje, o município abriga 187 empresas ligadas ao agronegócio e 23% da população economicamente ativa está empregada em agroindústrias (fonte: Prefeitura Municipal de Chapecó). Representa 51% da economia local aproximadamente 280 milhões de receita do agronegócio (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente).
Para a SAC, a reunião teve como objetivos esclarecer eventuais dúvidas geradas pela IN 21, de 21 de outubro de 2014, criada pelo MAPA que define as normas técnicas de certificação sanitária da compartimentação da cadeia avícola e sentir as dificuldades que o setor enfrenta, para adesão ao processo.
Queremos criar as condições para dar sustentabilidade a cadeia produtiva e a economia local, proporcionando uma maior segurança nos nossos plantéis de aves, na ocorrência de uma doença de grande impacto, como é a Influenza Aviária e a Doença de Newcastle.
A próxima reunião já está previamente agendada e será discutido um plano de ação que venha a melhorar a biosseguridade de nossos planteis , com a participação de mais entidades envolvidas no processo.