Como se comportaram boi, suíno e frango nos cinco primeiros meses de 2015

AviSite

Só o boi em pé registra variação de preços positiva em relação ao último preço de 2014. Mesmo assim, abaixo da inflação oficial que, pelo IPCA-15, já supera os 5% neste ano.

Ou seja: pior para o suíno e o frango vivos, que chegam ao final de maio valendo, respectivamente, 26,5% e 8,5% menos que no final do ano passado.

Sob esse aspecto, entretanto, a situação não é tão grave, pois, refletindo o período de Festas, os preços do final de dezembro são, em geral, os melhores de cada exercício. Assim, os retrocessos ora observados não chegam a surpreender.

Pior, no entanto, é constatar que o processo se repete na comparação do preço médio de 2015 com o de 2014. Pois, novamente, frango e suíno vivos registram evolução de preço negativa, caminhando em sentido visivelmente oposto à inflação, superior a 8% nos últimos 12 meses.

Já em relação aos preços médios dos cinco primeiros meses de 2013, isto é, de dois anos atrás, só o frango mantém a posição de inferioridade, perdendo, portanto, nos três quesitos analisados.

Levando em conta que nos últimos 24 meses a inflação acumulada (IPCA) anda por volta dos 15%, para manter o mesmo valor dos cinco primeiros meses de 2013 o frango vivo deveria ter alcançado, neste ano, preço médio em torno de R$2,85/kg. Mas não foi muito além de 80% desse valor.

Boi, suíno e frango



Data da Notícia: 29/05/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.