Como enfrentar os desafios do bem estar animal

Pork World

No mês de novembro a reportagem da PorkWorld acompanhou durante o lançamento de um produto da MSD Saúde Animal em Chapecó( SC), uma palestra sobre Bem Estar Animal proferida pelo especialista Glauber Machado.
O profissional tem uma fixação: conhecer as granjas mais eficientes, que fazem carne de qualidade e estão sintonizadas com as modernas necessidades de Bem Estar Animal. Seja em que parte do mundo for. Ele perguntou ao público: por que a suinocultura brasileira não se antecipa e procura estratégias próprias de produção, com bem estar animal, antes de qualquer pressão da sociedade ou de uma nova legislação?


“Não existe uma legislação específica no nosso país que trate diretamente do tema Bem Estar Animal (BEA). De qualquer maneira, sofremos pressão da sociedade sempre que o tema vem à baila por algum motivo. Logo, mesmo sem termos a obrigatoriedade de seguirmos regras legais, podemos aproveitar estes momentos exatamente para conhecermos bem os desafios que temos pela frente e vivenciarmos a questão, com base nas experiências verificadas em nações onde há determinações específicas. Sem falar que a percepção do consumidor é irreversível em relação ao tema. Assim, poderemos balizar o trabalho dentro de nossas atuais granjas e para as que forem reformadas ou construídas.

O assunto não sai mais da pauta, não dá para evitá-lo e é melhor discutirmos internamente a relação complexa que existe entre Produtividade e Bem Estar Animal, qual o ponto de equilíbrio mais preciso dentro de parâmetros como limpeza, higiene, densidade, etc. E nos habilitar com mais precisão dentro dos desafios da granja brasileira até 2023. Vamos tomar como exemplo o caso de uma unidade gigantesca de aves de postura, que entrou em operação no Centro Oeste brasileiro. O setor do ovo sobre bastante com a questão do BEA. Nesta granja, foram feitos investimentos em gaiolas de até seis andares, tudo automatizado e decidiu-se por uma atuação clara, com lógica financeira: atuar no mercado que procura proteína animal barata, eficiente e de qualidade. E não nichos. É tudo uma questão de ter claro qual é o negócio, a proposta econômica. A suinocultura brasileira tem hoje algo como 0,1% das granjas instaladas com preceitos claros de BEA”.


Para saber mais o que disse o palestrante, acesse a página 92 da edição digital da Revista PorkWorld.

Clique aqui e acesse: http://www.magtab.com/leitor/809/edicao/6617



Data da Notícia: 09/12/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.