Com alto custo de produção e milho, preço do frango sobe 13% em um ano

DCI

Com o preço do milho elevado e aumento nos custos de produção, o frango para o atacado brasileiro subiu 13% em um ano, segundo dados do Cepea. A tendência é de alívio na avicultura para o segundo semestre, já que a oferta de grãos deve aumentar no País. O preço do frango atingiu R$ 3,98 por quilo na primeira quinzena de março deste ano, na comparação com os R$ 3,52 registrados no mesmo mês de 2015. Se descontado a inflação do período, o aumento real foi de 3,7%.

Para os analistas, o alto gasto com insumos, ração animal e mão-de-obra têm puxado para cima os preços da carne de frango. "Houve um aumento principalmente a partir de setembro. O dólar vem favorecendo as exportações. A indústria vem recebendo mais, e, com isso, os preços sobem", avalia a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, Camila Brito Ortelan. O vice-presidente de Aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, vai na mesma linha. "O reposicionamento de preços decorre do aumento dos insumos e dos custos de produção. O farelo de soja e preço do milho subiram muito, sem contar o preço da energia. Há certa margem, mas não se pode ficar absorvendo esses custos", disse



Data da Notícia: 24/03/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.