Colombo sela acordo comercial com o Japão para carne suína

Economia SC

A carne suína catarinense está oficialmente liberada para entrar no Japão, maior importador mundial do produto. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, esteve no Ministério de Agricultura, Floresta e Pesca japonês, na sexta-feira, dia 28, em Tóquio (de quinta-feira, dia 27, no Brasil), onde assinou e entregou um documento confirmando que o Estado atenderá as exigências necessárias para dar início às exportações. Os primeiros embarques comerciais da carne suína catarinense devem ocorrer em julho e chegar aos compradores japoneses em agosto.

Colombo destacou a força do agronegócio catarinense, durante o seminário "A carne suína de Santa Catarina e do Brasil no Japão", lembrando que o Estado é o maior produtor de carne suína do Brasil, o segundo maior produtor de carne de frango e o quarto maior produtor de leite. "Santa Catarina tem uma tradição muito forte no agronegócio, com os pequenos produtores rurais mantendo uma relação especial com as nossas indústrias pelo sistema de produção integrada. E esse trabalho é aprimorado por um serviço público de controle muito preciso e diferenciado e que continuará tendo nossa atenção e dedicação", afirmou.

O embaixador do Brasil em Tóquio, Marcos Galvão, lembrou que a liberação do mercado japonês foi um longo trabalho, iniciado em 2006. "Agora, Santa Catarina está plenamente habilitada para iniciar as exportações. A carne suína catarinense vai se somar à parceria do agronegócio brasileiro com o Japão, que em 2012 movimentou cerca de US$ 3,5 bilhões em exportações", comemorou. Oito frigoríficos foram habilitados a exportar carne suína ao mercado japonês nesta etapa: BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D'Oeste), Seara (frigoríficos de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), Aurora (Chapecó) e o Sul Valle (São Miguel do Oeste).



Data da Notícia: 28/06/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.