Clima coloca em risco plantio da safrinha de milho, avalia USDA

PorkWorld


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos considera que há riscos para o plantio da safrinha de milho no Brasil, em função dos problemas climáticos na safra de verão. A informação está em relatório divulgado nesta semana por representantes os USDA no país.

Eles lembram que o clima desvaforável atrasou o plantio de soja e deve deixar a colheita em ritmo abaixo do normal até as duas primeiras semanas deste mês. “A safrinha de milho é plantada logo depois da colheita de soja. Então, se a colheita da soja for mais atrasada pelas chuvas, o plantio da safrinha de milho pode ficar mais arriscado”, destaca o documento.

Ainda assim, os adidos do USDA projetam uma produção de 76 milhões de toneladas de milho no Brasil na safra 2014/2015. Em um relatório anterior, divulgado no final do mês de setembro do ano passado, a projeção estava em 75 milhões.

O número atual representa uma queda de 4% em relação à safra 2013/2014. Uma redução considerada “não muito dramática” e limitada por fatores como uma relativa melhora nos preços do grão e da valorização do dólar em relação ao real, que favorece exportações, estimadas em 21,5 milhões de toneladas.

“Tipicamente, a primeira safra é utilizada para consumo interno, enquanto a safrinha vai para as exportações. Ainda que possa haver queda em relação ao ano anterior, ainda há um bom ambiente para exportar”, diz o relatório.



Data da Notícia: 05/02/2015
Tags: Milho, USDA
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.