Clima beneficia e semeadura do milho alcança 46,68% da área no Mato Grosso

SF Agro

Na última semana diminuiu a quantidade de chuvas na maioria das regiões do Mato Grasso, ajudando assim o agricultor com o andamento da semeadura de milho para a safra 2016/2017. De acordo com o Instituo Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), na média do estado, a semeadura ficou estimada em 46,68% até a última sexta-feira (10/02), com um andamento semanal de 20 pontos percentuais.



A diferença entre a semeadura na safra 2016/2017 para a 2015/2016 está projetada em 20,94 pontos percetuais, o que demonstra estar adiantada da mesma forma que quando comparada com a média das últimas cinco safras (8,61 p.p.). A região com maior avanço, nesta nova safra, é a médio-norte, apresentando 66,47%, seguida pela região oeste (44,27%).



Além do clima, que atrapalhou grande parte do Mato Grosso na última semana de janeiro, não foi observado nenhum problema com as áreas já cultivadas. Assim, com a semeadura andando a passos largos nas próximas semanas, espera-se que neste ano agrícola o clima favoreça o cultivo de milho.



Comercialização do milho

Até o momento, as vendas do cereal estão em patamares normais para o período. “Para o próximo mês são esperadas maiores negociações assim que a safra de soja estiver mais consolidada”, diz o Imea. Produtores devem ficar atento para não perder o momento certo de comercializar, já que para a próxima colheita existe a expectativa de queda nos preços do milho, alerta o instituto.



Data da Notícia: 14/02/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.