CARTA ABERTA AOS (ÀS) CANDIDATOS (AS) DO PLEITO 2022

Prezado(a) Candidato(a), cumprimentando-o cordialmente, o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE), a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e a Associação da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (AINCADESC), cada qual por sua representação legal, vêm por meio desta informar que após reunião com entidades do Paraná e Rio Grande do Sul em julho de 2022 foram discutidas as ações do setor para buscar fortalecer os temas que lhes são comuns nas mais diversas áreas, buscando propor aos (às) Candidatos (as) do pleito 2022 a pauta abaixo referenciada.

Os temas debatidos têm correlação com o desenvolvimento do setor agroindustrial e perpassam por ações privadas e públicas, que visam manter e desenvolver as cadeias produtivas, fixar a atividade, gerar emprego e renda e fazer com que a atividade permaneça sendo reconhecida como de excelência no Brasil e no mundo.

Os Estados do Sul respondem por praticamente 70% de toda a produção de Aves no Brasil e por 80% da produção de suínos, sendo que o que foi discutido está relacionado com a sustentabilidade do setor sempre com o viés nas pessoas, meio ambiente, logística, sanidade, energia, grãos e acessibilidade telemática.

A produção de aves e suínos no Estado de Santa Catarina responde por mais de 30% do PIB, mais de 67% das exportações, gerando mais de 60.000 postos de trabalho diretos e outros 480.000 indiretos. São abatidos diariamente em Santa Catarina mais de 4 milhões de aves e mais de 30.000 suínos e, apenas o sistema de integração e cooperação desta cadeia de aves e suínos, possui mais de 19.000 famílias fixadas no campo.

As agroindústrias catarinenses investirão somente no ano de 2022 uma quantia superior aos R$5 bilhões, com movimento econômico de ICMS superior a este valor.

O Estado é atualmente o 1° produtor e exportador de carne suína e o 2° produtor e exportador de aves.

Destaca-se, outrossim, que o Brasil é o líder na exportação mundial de aves e Santa Catarina possui papel relevante.

Neste quadro de prosperidade do Setor é necessário destacar algumas adversidades que este vem encontrando, tais como estiagens prolongadas, vendavais, problemas de conservação de rodovias, preço de grãos e insumos de produção, custo de fretes, dentre outros.

Melhorias estruturais são necessárias para que o Setor mantenha sua importância e apresente um crescimento orgânico, visto que o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano em cidades que possuem o agronegócio é maior que em outras.

Para tanto as Entidades referenciadas preambularmente pugnam aos (às) Candidatos (as) comprometimento e atenção especial aos temas abaixo relacionados, que afetam diretamente o Setor e possam, em conjunto com este fomentar a atividade:

• Fomento aos projetos ferroviários e rodoviários para o abastecimento de grãos;

• Linha de crédito para reservação de água da chuva, geração de energia solar e biogás nas propriedades rurais;

• Previsão orçamentária (em lei) para investimento e custeio das entidades estaduais de vigilância e controle sanitário animal e vegetal, considerando os “status” sanitários alcançados;

• Ampliação à conectividade no campo, rede trifásica de energia e rede de biogás;

• Aprovar o PL 1293/21, que trata do autocontrole na Inspeção de Produtos de Origem Animal;

Fundamental assim externar nosso apoio às ações que já estão sendo implementadas e reforçar que a tomada de medidas que possam ampliar a atuação dos temas acima referenciados é que poderá fortalecer as cadeias produtivas para que tenhamos ainda mais sucesso naquilo que já produzimos com excelência.

Reiterando assim votos de estima e consideração, mantemos o compromisso com o desenvolvimento do Setor Agroindustrial e solicitamos que as medidas referenciadas sejam colocadas como um Plano de Estado.

Fonte: Acav/Sindicarne/Aincadesc

Data da Notícia: 01/08/2022