Na tabela abaixo, os preços médios obtidos em 2020 pelos principais exportadores mundiais das carnes de frango, bovina e suína, de acordo com o mais recente relatório da FAO.
Embora relativos aos onze primeiros meses do ano, esses valores não devem sofrer maiores alterações no fechamento do corrente exercício. E isto significa que apenas o Brasil deve alcançar em 2020 resultado positivo nas exportações. Mas somente com as carnes bovina e suína, pois com a carne de frango é o exportador com maior retração de preço.
Notar que os preços informados para cada carne não se referem, necessariamente, ao mesmo tipo de carne. Nas exportações de carne de frango, por exemplo, o produto brasileiro está representado por grande variedade de cortes, enquanto o norte-americano, embora agora em diversificação, se concentra na coxa/sobrecoxa de frango. Daí o preço significativamente menor que o do Brasil.
Como curiosidade, a tabela também compara os preços preliminares de 2020 com os de uma década atrás (2010). Como se constata, somente a carne bovina valorizou-se nesse período.