Carne suína não é mais apontada como vilã da saúde

Jornal A Cidade

Durante muito tempo a carne de porco foi considerada uma “vilã” da saúde... Mas esse mito foi deixado de lado, pois há cortes dela mais saudáveis que a carne de frango. Então que tal explorar receitas com a saborosa costela suína?

“É uma carne que vai bem marinada, cozida ou assada, por combinar com temperos e especiarias. Por exemplo, há mais especiarias para temperar a carne de porco do que um filé mignon. É saborosa e suculenta”, comenta o chef Pascal Valero, do Maremonti.

É uma carne marcante, por ter mais presença e ser mais forte. E tem espaço garantido na gastronomia mundial “É muito consumida na Tailândia, Itália, França, China e, é claro, no Brasil. No sul da França é tradicionalmente servida como um cozido, que é versão francesa da feijoada”, cita Valero.

A versatilidade da costela suína permite preparar molhos, recheios, cozidos e assados. Segundo o chef Paulo Orlando Jr., do food truck Comida de Rua da Gula, ela combina bem com uma enorme gama de molhos. “A carne suína combina muito bem com molhos de ameixa, soja, ostra, chilli e inglês com gengibre. E é a única carne que realmente combina com molhos de frutas, como limão e maçã, e também com mel”, cita Paulo.

Na hora de servir, aposte em acompanhamentos que não roubem a cena de seu sabor, já marcante. Massas, arroz, batatas e legumes são perfeitos.

Marinada perfeita é um dos segredinhos

E o segredo ao preparar a costela suína, segundo os chefs, está na marinada perfeita, que deve sempre ser à base de ervas e cumprir o tempo certo - em torno de 12h.

Paulo ressalta que a carne suína atinge sua máxima suculência e sabor quando cozida deixando seu meio levemente rosado. Ela pode ficar seca quando cozida além do ponto. “Um pouco menos de tempo de cozimento significa muito mais suculência”, afirma.

Tente cozinhar a carne suína como você normalmente faria com a bovina. “Muitas pessoas acreditam que ela deve ser muito bem passada. Isto não é necessário quando se compra uma carne de qualidade e de boa procedência”, afirma Paulo.



Data da Notícia: 13/05/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.