Carne Suína: Elaboração de manual de sustentabilidade Ambiental inicia hoje

Assessoria Fundesa

Levar aos produtores de suínos o entendimento claro sobre as normas oficiais que regem a atividade, e procurar a atuação dentro de medidas que garantam a sustentabilidade ambiental, são objetivos do Encontro Técnico para a Elaboração do Manual Básico de Sustentabilidade Ambiental da Suinocultura, que acontece de 10 a 12 de fevereiro no Hotel Candeeiro em Salvador do Sul.
O evento é uma promoção do Fundesa, e surgiu da necessidade de orientar os suinocultores, de forma simples e didática, sobre os principais pontos da atividade que estão ligados à questão ambiental.
A abundância de informações sobre o tema, muitas vezes com abordagens confusas ou sem comprovação científica, trouxe a necessidade de padronizar os dados que devem chegar ao produtor. Quase quarenta representantes de diferentes entidades como Fundesa, Ministério e Secretaria da Agricultura, Fepam, Farsul, Fetag, Emater, Embrapa entre outros, serão divididos em quatro grupos de trabalho para a discussão dos temas em cinco blocos: água, biossegurança e resíduos sólidos, resíduos orgânicos e, por fim, licenciamento ambiental.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, destaca o aproveitamento de compostos gerados pelos resíduos da suinocultura como alavanca para outras áreas da produção. "É uma atividade que, se bem conduzida, traz vantagens para toda a sociedade." Sobre o Fundesa O Fundesa, criado em 2005, tem a missão de propor e apoiar o desenvolvimento de ações de defesa sanitária animal, além de garantir agilidade e rapidez na intervenção em casos de eventos sanitários.
O fundo é composto por nove entidades: Federação da Agricultura do RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS, Sindicato das Indústrias de Carnes do RS, Sindicato das Indústrias de Suínos do RS, Sindicato do Comércio Atacadista de Carnes Frescas e Congeladas do RS, Sindicato da Indústria de Laticínios, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas, Associação Gaúcha de Avicultura e Associação dos Criadores de Suínos do RS.
Os recursos do fundo são obtidos através da contribuição do produtor e da indústria, pelo abate ou produção nas cadeias de pecuária de corte e leite, avicultura e suinocultura. A diretoria do Fundesa apresenta relatórios trimestrais com dados sobre arrecadação, investimentos e saldos.



Data da Notícia: 10/02/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.