AviSite
Senão tão bons quanto os das primeiras semanas de julho, os embarques de carne de frango da primeira semana de setembro (4 dias úteis) trazem resultados animadores. E, novamente, perspectivas otimistas para o mês.
É verdade que, dois meses atrás, os resultados das primeiras semanas se diluíram no decorrer do período, o que deve se repetir agora. Mesmo assim, os embarques dos quatro primeiros dias de setembro corrente geram boas expectativas, pois superiores à média alcançada nos oito meses anteriores.
Mesmo assim, os resultados divulgados pela SECEX/MDIC não devem ser encarados em seus valores absolutos. De um lado porque podem conter sobras não contabilizadas do mês anterior. De outro, porque este último “feriadão” pode ter antecipado embarques que deveriam ocorrer nesta semana.
Independente, porém, de tudo isso, a realidade é que, ao serem iniciadas com um acumulado de 72.386 toneladas em quatro dias, as exportações de carne de frango in natura de setembro sinalizam volume total da ordem de 380 mil toneladas, cerca de 10% e 15% a mais que em, respectivamente, agosto de 2015 e setembro de 2014. Se confirmado, será também o segundo maior volume da história do setor.