Carne de frango: recuo de mais de 2% na produção de outubro

AviSite

Partindo da produção anterior de pintos de corte e levando em conta, ainda, o volume de carne de frango exportado no mês, a APINCO estimou que em outubro passado foram produzidas no País perto de 1,125 milhão de toneladas de carne de frango, volume 2,12% inferior ao registrado um ano antes, em outubro de 2017.

Comparativamente ao mês anterior, setembro de 2018, registra-se, nominalmente, aumento de 2,86%. Vale lembrar, entretanto, que outubro é mês mais longo, com 31 dias. Isso considerado, a média diária produzida no mês, de pouco mais de 36 mil toneladas, ficou cerca de meio por cento abaixo do volume estimado para setembro.

Transcorridos 10 meses de 2018, o volume acumulado vai pouco além de 11 milhões de toneladas, resultado que sugere redução de 2,88% sobre idêntico período de 2017. Projetada para a totalidade do ano, a média mensal atual indica produção total da ordem de 13,247 milhões de toneladas, 2,7% a menos que o registrado em 2017.

Como, porém, há uma tendência natural de produção maior no bimestre final do ano, o total anual pode chegar aos 13,280 milhões de toneladas, mantendo-se no mesmo nível observado nos 12 meses encerrados em outubro passado. Mesmo assim, a redução no ano seria superior a 2%.

Notar que, nessas projeções, o peso médio do frango estimado para 2018 é o mesmo de 2017. Ou seja: bastam pequenos ganhos de produtividade para o resultado negativo sofrer reversão. Aliás, os números do IBGE para os três primeiros trimestres do ano apontam aumento de meio por cento nos abates realizados em estabelecimentos inspecionados.

Carne de frango



Data da Notícia: 23/11/2018
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.