Carne de frango: quem aumentou e quem reduziu em 2013

Avisite

Os números finais do IBGE relativos a 2013 indicam que – pelo menos em relação aos abates realizados em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal – a produção de carne de frango no ano que passou teve evolução significativa. O volume apontado – perto de 12,346 milhões de toneladas – correspondeu a um aumento de 7,03% sobre o ano anterior, 2012.

Mas o aumento registrado não ocorreu de forma homogênea. A análise das 18 Unidades Federativas cujos resultados foram divulgados indica que um terço delas reduziram seus abates no exercício passado.

O caso que mais chama a atenção, sem dúvida, é o de São Paulo, onde os abates inspecionados recuaram quase 10%. Isso corresponde a uma redução de volume da ordem de 145 mil toneladas – quase a metade do aumento registrado pelo Paraná, onde o adicional anual superou as 300 mil toneladas.
Senão pelo volume menor, é surpreendente constatar que também Santa Catarina registrou queda nos abates inspecionados de 2013. Isso, porém, não afetou o posicionamento catarinense, já que o posto de segundo maior produtor do Brasil foi mantido. Já São Paulo perdeu uma posição, caindo do terceiro para o quarto posto.

O aumento nacional registrado no ano, de 7,03%, representou volume adicional de cerca de 811 mil toneladas, o que, por sua vez, correspondeu a um “extra” mensal médio de pouco mais de 67,5 mil toneladas. Porém, 95% desse volume “extra” tiveram por origem apenas dois estados, Rio Grande do Sul e Paraná que, juntos, responderam por 42,5% dos abates inspecionados.

carne



Data da Notícia: 04/04/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.